Todas as Categorias

A importância do autocuidado e como colocá-lo em prática no seu dia a dia

Quem nunca se viu fazendo malabarismo para dar conta da rotina? Com algum esforço, é possível cumprir as tarefas do dia a dia, estar presente para amigos e familiares e se alimentar adequadamente. Mas não deveria parar por aí: para um bem-estar completo, é preciso algumas doses de descanso, diversão e autoconhecimento.

O conceito de autocuidado é amplo e se refere ao conjunto de ações para promover qualidade de vida para si mesmo. Quando esse setor é negligenciado, leva a consequências para saúde mental que podem refletir até em problemas físicos, como enxaqueca, dores musculares, aumento de pressão arterial, impotência sexual e gastrite.

Essas são algumas das doenças consideradas psicossomáticas, que se desenvolvem ou se agravam por causa de problemas emocionais. Evitá-las demanda um esforço para equilibrar saúde física e mental, mas que pode começar com passos simples, e o melhor: prazerosos.

Reserve um tempo para o lazer
O autocuidado relacionado à saúde mental tende a diminuir a ansiedade, aumentar a autoconfiança e impulsionar a produtividade. Ele pode ser praticado realizando regularmente atividades prazerosas, como dançar, pintar, praticar ioga ou cuidar de plantas. Escolha uma atividade que faz mais sentido para você.

A companhia de amigos e familiares também é recomendada por especialistas. Estar com quem faz bem é importante porque a interação social traz impactos significativos para a mente, contribuindo para a autoestima e o relaxamento.

Há, ainda, a possibilidade de acompanhamento profissional de um psicólogo. A terapia é recomendada para todas as pessoas. Ela contribui para lidar melhor com os sentimentos e as emoções, possibilitando mais qualidade de vida e autoconhecimento.

Corpo equilibrado, cabeça sã
Falar em autocuidado também é falar do corpo. Praticar exercícios com regularidade proporciona benefícios com a liberação de hormônios diretamente ligados ao fortalecimento do sistema imunológico e à diminuição do estresse, como a endorfina.

Fazer check-ups médicos regularmente e até mesmo cuidar da pele também são considerados autocuidados para o corpo. Mas você só vai estar inteiro para isso com outra dica fundamental: descanso. Poucas horas de sono prejudicam o organismo e podem agravar problemas emocionais.
Fonte: G1